TECNOLOGIA. Plataforma on-line cataloga informações sobre diversos serviços prestados pelo Estado

Quem nunca teve dúvida sobre que documentação levar na hora de procurar atendimento no serviço público? Ou mesmo não ficou perdido entre a duplicidade de informações que são repassadas sobre a papelada necessária para tirar algum documento, por exemplo? Foi justamente com o intuito de auxiliar os cidadãos nessa tarefa que O Guia de Serviços do Governo do Estado de Alagoas foi lançado, na manhã de ontem, 31, durante evento realizado no Centro Universitário Tiradentes (Unit).
A plataforma, que serve como um catálogo para os usuários, reúne todas as informações sobre os serviços prestados pelo Estado e já está disponível para acesso. Com um layout intuitivo e simplificado, o Guia, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vem com o intuito de trazer mais facilidade para a população, que está cada vez mais conectada e que conta com a internet para obter dados precisos.
De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, o site foi criado com a intenção de desburocratizar o serviço público e trazer mais transparência para a população alagoana.
“A internet hoje em dia é o meio mais utilizado quando o assunto é busca por informações, e a administração pública não pode deixar de atentar para esse fato. Precisamos integrar e facilitar a vida dos alagoanos cada vez mais, o Guia é um exemplo de como a tecnologia deve ser encarada como uma forte aliada do serviço público. Esperamos que essa tendência só venha a crescer daqui para a frente, já que todos saem beneficiados de ações como essa”, explicou Ávila.
USABILIDADE
Ao acessar o site, os usuários podem localizar diversos tipos de serviços, separados por categorias que dinamizam a busca na plataforma e trazem mais objetividade à ferramenta. Ao selecionar um serviço, o Guia fará uma breve explicação sobre todos os procedimentos relacionados a sua realização: o usuário ficará sabendo não só o que é o serviço, mas também quem pode realizá-lo, o tempo estimado que ele demora para ser desenvolvido, as etapas de realização, o local para onde o cidadão deve se dirigir e, ainda, outras informações que podem ser pertinentes ao atendimento em questão.
“Já contamos com mais de 100 serviços no nosso Guia, mas a expectativa é que, até 2018, serviços de todo o governo estejam disponíveis com as informações necessárias aos usuários na plataforma”, afirmou o superintendente Thiago Ávila.
Para maiores informações, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br. ‡
*Sob supervisão da editoria do Digital