Guia de Serviços deve trazer mais facilidade aos alagoanos

TECNOLOGIA. Plataforma on-line cataloga informações sobre diversos serviços prestados pelo Estado

Ferramenta on–line tem o intuito de auxiliar população, promovendo informações mais precisas num único espaço. Foto: Jessamine Santos

Quem nunca teve dúvida sobre que documentação levar na hora de procurar atendimento no serviço público? Ou mesmo não ficou perdido entre a duplicidade de informações que são repassadas sobre a papelada necessária para tirar algum documento, por exemplo? Foi justamente com o intuito de auxiliar os cidadãos nessa tarefa que O Guia de Serviços do Governo do Estado de Alagoas foi lançado, na manhã de ontem, 31, durante evento realizado no Centro Universitário Tiradentes (Unit).

A plataforma, que serve como um catálogo para os usuários, reúne todas as informações sobre os serviços prestados pelo Estado e já está disponível para acesso. Com um layout intuitivo e simplificado, o Guia, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vem com o intuito de trazer mais facilidade para a população, que está cada vez mais conectada e que conta com a internet para obter dados precisos.

De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, o site foi criado com a intenção de desburocratizar o serviço público e trazer mais transparência para a população alagoana.

“A internet hoje em dia é o meio mais utilizado quando o assunto é busca por informações, e a administração pública não pode deixar de atentar para esse fato. Precisamos integrar e facilitar a vida dos alagoanos cada vez mais, o Guia é um exemplo de como a tecnologia deve ser encarada como uma forte aliada do serviço público. Esperamos que essa tendência só venha a crescer daqui para a frente, já que todos saem beneficiados de ações como essa”, explicou Ávila.

USABILIDADE

Ao acessar o site, os usuários podem localizar diversos tipos de serviços, separados por categorias que dinamizam a busca na plataforma e trazem mais objetividade à ferramenta. Ao selecionar um serviço, o Guia fará uma breve explicação sobre todos os procedimentos relacionados a sua realização: o usuário ficará sabendo não só o que é o serviço, mas também quem pode realizá-lo, o tempo estimado que ele demora para ser desenvolvido, as etapas de realização, o local para onde o cidadão deve se dirigir e, ainda, outras informações que podem ser pertinentes ao atendimento em questão.

“Já contamos com mais de 100 serviços no nosso Guia, mas a expectativa é que, até 2018, serviços de todo o governo estejam disponíveis com as informações necessárias aos usuários na plataforma”, afirmou o superintendente Thiago Ávila.

Para maiores informações, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br. ‡

*Sob supervisão da editoria do Digital

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=301185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *