Guia de Serviços do Governo é apresentado a gestores e assessores públicos

Guia é uma plataforma digital que vai conter todas as informações sobre serviços prestados pelo Estado

Guia de Serviços do Governo é apresentado a gestores e assessores públicos
Guia irá contribuir para a melhoria da oferta de serviços e acabar com a duplicidade de informações (Fotos: Ailton Cruz)

Texto de Tais Albino

Transparência, proximidade e espaço democratizado sintetizam o que o Guia de Serviços do Governo de Alagoas vai oferecer ao cidadão alagoano. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o guia foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (14), para gestores e assessores de secretarias e órgãos públicos.

O guia é uma plataforma digital que vai conter todas as informações sobre serviços prestados pelo Estado. Todos os serviços estão catalogados em um só lugar para contribuir com a melhoria da oferta de serviços e acabar com a duplicidade de informações. O guia vai ser lançado em breve para a sociedade.

“A partir do momento que nós criamos uma ferramenta digital como essa estamos trazendo informação e cidadania ao alagoano. Muitas vezes, a população não consegue encontrar as informações que precisa e nós não conseguimos transmiti-las. A partir desse guia, nós conseguimos em uma única plataforma fazer com que cidadão possa buscar todas as informações que precisa”, explicou o secretário de Estado do Planejamento, Christian Teixeira.

O catálogo vai ser completo e detalhado. Cada órgão e secretaria vai ter um espaço destinado para descrever seus serviços. Onde? O que levar? Quem pode realizá-lo? Em que horário? Neste contexto, segundo o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento e à frente do projeto, Thiago Ávila, os servidores são elementos fundamentais para a disseminação da plataforma junto à sociedade, para que o cidadão saiba o que deve levar e como deve procurar o Governo para obter um serviço.

“Ainda em campanha, o governador se comprometeu em fazer duas coisas importantes: informatizar todos os serviços, descentralizando e desburocratizando os processos de gestão, bem como dando transparência aos atos governamentais, e priorizar a modernização das secretarias. Trabalhamos todo esse tempo em uma ferramenta que vai dar o primeiro passo para concretizar tudo isso”, relembrou o superintendente.

Inicialmente, o projeto foi desenvolvido pela Seplag, com o apoio daControladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

A Seplag começou o trabalho catalogando algumas informações sobre os órgãos mais solicitados pela população. Agora começa um trabalho conjunto para que cada órgão tenha todas as informações sobre seus serviços catalogadas.

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