A partir de fevereiro, alagoanos poderão ter acesso aos serviços e informações de todos os órgãos do Governo de Alagoas na plataforma
Texto de Igor Gouveia e Minne Santos
A cada dia que passa, o Guia de Serviços do Governo tem se tornado uma realidade próxima aos alagoanos. Dessa vez, engajados em dar corpo ao projeto, representantes de secretarias e órgãos do Governo participaram, nesta terça-feira (17), de uma capacitação ofertada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, o encontro teve como intuito treinar os órgãos em relação à catalogação dos serviços ofertados por cada um deles, além da implementação dos dados na ferramenta.
“Inicialmente foi feito um trabalho de conscientização com os órgãos e secretarias acerca da importância do Guia para a sociedade alagoana. Agora, estamos capacitando os técnicos para que todas as informações recolhidas sejam colocadas na plataforma. De modo geral, é fundamental que o Governo esteja cada vez mais integrado e que a população possa encarar o Guia como um caminho rápido para se obter informações básicas sobre os serviços públicos”, explica Ávila.
O secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, ressalta que a iniciativa é mais uma etapa que a administração pública atual está concluindo para a construção de uma nova Alagoas.
“É importante dizer que o Guia atende à política de transparência de informações, prevista na Constituição Federal. Nele, estarão disponibilizados todos os serviços ofertados pelo Governo e o passo a passo para sua realização. Estamos falando de cidadania. Nosso papel é fazer com que, de maneira integrada, todos os órgãos e secretarias construam uma nova realidade em Alagoas”, completa Teixeira.
A expectativa, conforme a Seplag, é que, a partir de fevereiro, o Guia de Serviços do Governo já esteja disponível para toda a sociedade alagoana.