Dissertação: Um modelo de processo para publicação de dados abertos conectados governamentais
Nos últimos anos, governos tem sido estimulados e obrigados a ampliar a disponibilidade de seus dados na Web mediante obrigações legais bem como alianças internacionais como a “Parceria para o Governo Aberto”. A disseminação do conceito de dados abertos governamentais está contribuindo para uma ampliação desta oferta de dados na Web, entretanto sem garantias que tais dados estejam adequados para reuso, processamento automatizado, bem como subsidiar a geração de conhecimento. O conceito de dados conectados, apresentado em 2006 por Tim Berners-Lee, vem ao encontro desta necessidade de aprimorar a qualidade dos dados, mediante a adoção de princípios para estruturar e conectar conjuntos de dados na Web. Em 2014, o W3C estabeleceu um conjunto de 10 melhores práticas para a publicação de dados conectados. Na esfera governamental, apesar da existência de alguns processos voltados à publicação de dados abertos conectados, estes priorizam os atores técnicos e não consideram o nível de maturidade da instituição publicadora, sendo aparentemente insuficientes para ampliar a disponibilização de Dados Abertos Conectados Governamentais (DACG). Como solução para estes desafios, esta dissertação propõe um modelo de processo para publicação de DACG que, mediante atividades incrementais, busca guiar instituições governamentais à publicarem seus dados em formatos abertos e conectados. O modelo considera o Esquema 5-Estrelas dos Dados Abertos como escala evolutiva, associando a este esquema, atividades obrigatórias e desejáveis que buscam implementar as melhores práticas para publicação de dados conectados. Como contribuições, a pesquisa apresenta uma revisão de literatura sobre quinze processos de publicação de dados abertos aplicáveis ao setor público que sistematiza atividades que podem ser consideradas na publicação de dados governamentais, bem como uma proposta de modelo de processo que poderá impulsionar a oferta de dados desta natureza, mediante a aprimoração de processos existentes associado às melhores práticas para publicação de dados conectados e incorporação de características iterativas de processos, permitindo a sua utilização em diversas finalidades.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317087042_Uma_Proposta_de_Modelo_de_Processo_para_Publicacao_de_Dados_Abertos_Conectados_Governamentais
Capítulo: Dados Abertos Conectados
Atualmente, grandes quantidades de dados são publicados na web em diversos formatos (pdf, xls, csv, jpg). Mas, apesar da grande quantidade de informação disponível, tais informações são interpretadas em sua maioria, por seres humanos. Desta forma, os Dados Conectados permitem que dados publicados em diferentes fontes possam ser processados por máquina,proporcionando um contexto mais enriquecido de entendimento sobre um determinado conjunto de dados a ser utilizado. Complementarmente, a publicação de dados conectados com características abertas possibilita o processamento automático de grande quantidade de dados e a execução de inferências sobre eles, considerando que os dados abertos possuem por natureza, atributos que estimulam o seu amplo uso e reúso para diversas finalidades.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283569633_Dados_Abertos_Conectados
Capítulo: Arquitetura Orientada a Serviços no Governo
Com o advento do governo eletrônico, consequência do aumento do uso das TICs na máquina pública, a prestação de serviços eletrônicos passou a ser uma constante a cada dia mais presente na vida do cidadão. Diante deste cenário, o conceito de “Governo Orientado a Serviços” vem sendo fortemente balizado pela evolução do governo eletrônico no Brasil e no Mundo. Outro fator de fortalecimento deste conceito é a crescente orientação do setor produtivo para a melhoria e oferta da qualidade de seus serviços. O paradigma de “Orientação a Serviços” tem o objetivo de organizar e coordenar uma série de características e potencialidades existentes nas organizações que até então, encontram-se sobre a gestão de distintas unidades de negócio ou departamentos. Numa estrutura orientada a serviços, as organizações disponibilizam seus serviços a sociedade que os acessam de forma padronizada e sincronizada.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311571502_Arquitetura_Orientada_a_Servicos_no_Governo
Conheça um pouco mais das publicações e da produção técnica e científica de Thiago Ávila através do Curriculum Lattes ou do Researchgate.