Conforme números da Seplag, mais de 60 mil arquivos com informações socioeconômicas de Alagoas foram baixados

Proporcionar conhecimento para a população alagoana, com transparência e credibilidade. É com esse intuito que o Portal Alagoas em Dados e Informações, desenvolvido e mantido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), dissemina inúmeras informações socioeconômicas sobre Alagoas para toda a sociedade.
Prova de que o projeto tem dado certo são os números da plataforma que, conforme dados da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), alcançou a marca de 180 mil acessos no ano de 2016, de todos os estados do Brasil e de 102 países de todos os continentes. Atualmente, a plataforma reúne pesquisas, relatórios e mapas sobre todas as regiões do Estado, bem como informações sociais e econômicas de seus respectivos residentes.
“A criação do espaço contribuiu para que todos os dados gerados pelo poder executivo local cheguem, de forma transparente, à população. Sua publicação, em formato aberto, permite que membros da sociedade visualizem os dados referentes ao Estado, podendo contribuir com a melhoria dos serviços públicos por meio da inovação e da criatividade, junto ao governo. É realmente muito gratificante perceber o aumento de acessos”, conta o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.
E os números que constam na plataforma também chamam atenção: somente em 2016 foram mais de 3 mil novos planos de informações geoespaciais disponibilizados, 400 novos pontos de interesse georreferenciados incrementados, além de 60 mil arquivos baixados por todos os usuários que utilizam o portal Alagoas em Dados e Informações.
Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, a ideia é que, cada vez mais, os números do portal cresçam em 2017. Ele ressalta a importância da ferramenta para construção de uma nova Alagoas.
“Hoje, sabemos que o acesso feito no portal é advindo de acadêmicos, empresários, instituições de pesquisa e, claro, da própria população. A construção de uma nova Alagoas passa por várias vertentes. Um grande diferencial da plataforma é a política de acesso livre, o que significa que todos os conteúdos publicados no Portal podem ser utilizados pela população. É cada vez mais claro que o Governo tem tido um alto compromisso com a transparência pública. Ter uma ferramenta reconhecida internacionalmente pela prática de oferta de dados governamentais é a certeza de que estamos trabalhando com seriedade”, explica Teixeira.
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/12978-portal-alagoas-em-dados-alcanca-180-mil-visualizacoes-em-2016