Simpósio discute integração da gestão governamental através da TI

Mais de 200 gestores e dirigentes governamentais, e técnicos de TI lotaram o teatro do Brum, no Centro de Convenções, para discutir Tecnologia da Informação (TI) como elemento de integração da Gestão Governamental, durante os dois dias (1º e 02 de dezembro) do 6º Simpósio de Gestão & TI do Governo de Pernambuco, realizado pela Secretaria de Administração (SAD) e pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). Também prestigiaram o evento o Secretário Executivo de Administração, Augusto Bichara, e o Secretário Executivo de Compras e Licitações da SAD, Adailton Feitosa.

Segundo o presidente da ATI, Romero Guimarães, o resultado do encontro foi bastante positivo. ”O evento foi muito enriquecedor. Percebemos pelos palestrantes que estamos no caminho certo para obtermos os resultados que desejamos. Também vimos onde podemos melhorar. Tivemos lições de como implementar a gestão e de como estar mais ligado à área de negócio”, enfatiza. Para o Superintendente de Modernização da SAD, Ricardo Melo, as principais premissas da atual gestão são: a modernização do Governo com foco no cidadão e a desburocratização dos processos administrativos. “Como exemplo, cito a matrícula escolar online que facilitou a vida dos alunos, e o PE Integrado que gerou economia aos cofres públicos”, comemora.

“O objetivo do Governo do Estado é utilizar a TI para melhorar a comunicação entre o Governo e o cidadão. É diminuir a demanda por serviços presenciais, aumentando a oferta de serviços online. É fornecer ferramentas que possibilitem um maior controle social e avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado. E ainda aumentar a participação do cidadão no Governo, fornecendo ferramentas de colaboração social”, dispara o Secretário Executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento (SEPLAG), Maurício Cruz.

Já o professor da Universidade Federal de Pernambuco, PhD em História Econômica pela Universidade de Manchester (Inglaterra), José Carlos Cavalcante, fez palestra sobre o tema The Open the Future of Government, falando da necessidade de mudança de postura dos governos do mundo inteiro em relação ao cidadão. Assim como o presidente do C.E.S.A.R, Sérgio Cavalcante, que falou da necessidade da cultura de inovação. “Precisamos induzir a inovação. Temos que ser mais analíticos, proativos; buscando problemas, oportunidades; propondo soluções; desenvolvendo produtos e tecnologias; entendendo de negócios; escolhendo; formando gente, protagonistas…”, aconselha.

“É preciso experimentar. Fazer uma interação e fortalecer as parcerias. Não se faz tecnologia sem hardware, sem software e principalmente sem gente. O papel de cada um é essencial. Aproveitem as boas ideias da ATI”, recomendou o diretor executivo do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Leonardo Guimarães. Também do Pólo de TI, o presidente da Softex-Recife, Alcides Pires, participou do painel, no primeiro dia do Simpósio.

O último dia de Simpósio foi marcado por palestras de Romero Guimarães (ATI), que apresentou a Estratégia de Governança Digital; da Superintendente de TI da Secretaria da Fazenda, Danielle Campello, que explicou como a Superintendência de TI da SEFAZ-PE trata os principais processos de Gestão de TI; e do arquiteto de Infraestrutura de TI e Diretor Executivo da HCITIS, Dário Ximenes, que explanou a atual tendência na área de infraestrutura de TI: Hiperconvergência. “O mercado para sistemas integrados hiperconvergentes vai crescer 79%, atingindo quase US$2 bilhões em 2016, impulsionando-o como tendência principal e dominante nos próximos cinco anos, de acordo com o Gartner”, ressaltou Ximenes.

Palestra de Thiago Ávila no VI Simpósio de Gestão e TI do Governo de PernambucoDados abertos = A importância dos dados abertos foi destacada pelo professor da Estácio – FAL Alagoas, pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais e atual Superintendente de produção da Informação e do conhecimento da Secretaria de Planejamento de Alagoas, Thiago Ávila, como o futuro do relacionamento entre o governo e a sociedade. “A solução aumenta a disponibilização de informações sobre atividades do governo com mais transparência, colaboração e participação”.

Por fim, o Supervisor da Área de Inovações da Emprel e Coordenador do Portal de Dados do Recife, Breno Alencar, elencou os desafios sobre os dados abertos e iniciativas para cidades inteligentes, e fechou o Seminário convidando a todos os presentes a criar um Plano Estadual de Dados Abertos. O tema Dados Abertos ainda rendeu debate, sob a mediação do diretor de Gestão e Governança de TI da ATI, Ivanildo Guerra. O Simpósio foi coordenado pela Gerência de Coordenação Descentralizada de Tecnologia da Informação, sob a batuta da gerente, Márcia Bion.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *